Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Gol e Infraero são punidas por cadeirante se arrastar em escada

Há cerca de seis meses, a executiva precisou se arrastar pelas escadas de embarque do avião da GOL.

Publicado por Geison Paschoal
há 9 anos

Gol e Infraero so punidas por cadeirante se arrastar em escada

Seis meses depois de a executiva Katya Hemelrijk da Silva ter se arrastado pelas escadas de um avião da Gol, em Foz do Iguaçu (PR), para conseguir embarcar, a Anac decidiu aplicar 11 infrações que somam R$ 230 mil contra a empresa aérea e a Infraero.

O prazo para recurso é de 20 dias a partir do recebimento das notificações, todas baseadas na resolução 280/2013, sobre acessibilidade de passageiros com "necessidade de assistência especial" no transporte aéreo.

O aeroporto paranaense não dispunha naquele momento, do equipamento que facilita o embarque de pessoas com deficiência, o Ambulift, e Katya se recusou a ser carregada por uma equipe não treinada, uma vez que possui uma enfermidade que deixa os ossos do corpo extremamente frágeis.

Como tinha que voltar a São Paulo para trabalhar e cuidar dos dois filhos, ela resolveu subir os degraus se arrastando. A cena foi fotografada.

"Só multar não me agrada. Não era esse o final que imaginei. Multa não resolve o problema da conscientização e da capacitação das pessoas", afirmou Katya.

A empresária ainda aguarda uma reunião com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, para debater uma proposta efetiva para a solução de inúmeros problemas registrados com pessoas com deficiências em aeroportos brasileiros.

OUTRO LADO

A Gol, por sua vez, informou que não comentaria a notificação lamentando o ocorrido com a cadeirante e declarou que está tomando medidas de melhoria no atendimento ao público com deficiência.

A Infraero, também em nota, declarou que aguarda a notificação para tomar as devidas providências, e informou ainda que adquiriu 15 ambulifts, com investimento de quase R$ 10 milhões, para os aeroportos que administra, inclusive para o de Foz do Iguaçu, que já está em operação.

  • Sobre o autorAdvogado Trabalhista
  • Publicações25
  • Seguidores436
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações474
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gol-e-infraero-sao-punidas-por-cadeirante-se-arrastar-em-escada/203626704

Informações relacionadas

Jason Fernandes, Advogado
Notíciashá 4 anos

Gol é condenada por cancelamento de voo que impediu homem de realizar concurso

Professor Rafael Siqueira, Advogado
Notíciashá 7 anos

Criança embarca em voo para Vitória, mas acaba, por engano, em Curitiba

Eric Silveira, Advogado
Notíciashá 4 anos

Erro grosseiro de sistema não obriga empresas a emitir passagens compradas a preço muito baixo, diz STJ

Ana Karina Carvalho, Advogado
Notíciashá 8 anos

Gol não pode cancelar voos sem justificativa técnica, decide STJ

Juliana Bonilha S. Fenato, Advogado
Notíciashá 8 anos

Gol permanece impedida de cancelar voos sem justificativa

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)